Programação

A edição 2011 do DNAD apresentará questões pragmáticas da carreira do Arquiteto de Software, abordando assuntos complexos como skills, práticas, visão evolutiva, relacionamento entre componentes tecnológicos, dentre outros. Dentre os temas que serão discutidos estão: SOA, Cloud, noSQL, Arquitetura/Design Emergente, Legacy Code, Carreira do arquiteto, Qualidade, CQS (Command Query Separation), Refactoring e Continous Delivery.

O que vem por aí

Abaixo você pode conferir todas as atividades programadas para o evento:

Dia 1

(sexta-feira, 03 de junho de 2011)

Horário Atividade
08:30 Credenciamento
09:30 Keynote abertura

Giovanni Bassi

10:35

Palestra 1

Título: Examinando a Arquitetura Evolucionária e o Design Emergente (parte 1)
Descrição: A arquitetura de software pode ser definida de uma única vez durante o desenvolvimento de um software: mas essa não é uma boa ideia. Nessa sessão, os palestrantes discorrerão sobre o tema, trazendo experiências próprias e reflexões no intuito de instigar os participantes a pensarem na necessidade de utilizar uma abordagem evolucionária no desenvolvimento de software. Desmistificando inclusive a ideia de que a arquitetura por si só é uma concepção complexa e rebuscada.

Leandro Daniel

11:40

Palestra 2

Título: Examinando a Arquitetura Evolucionária e o Design Emergente (parte 2)
Tags: Arquitetura Evolucionária, Design Emergente, YAGNI, KISS.

Elemar Jr.

Vinicius Quaiato

12:45 Almoço
14:15

Palestra 3

Título: A importância dos dados em sua arquitetura… uma visão muito além do SQL Server
Descrição: Nos últimos 30 anos temos vivido a hegemonia dos bancos de dados relacionais, a grande bala de prata da TI. O armazenamento de dados se tornou tão comoditizado, que nem mesmo nos questionamos se o modelo relacional é adequado as nossas necessidades. Mas será que o armazenamento de dados se resume ao modelo relacional? Será que as técnicas tradicionais de normalização ou ferramentas de produtividade como ORM são realmente adequadas? Será que você está tratando seus dados com a devida atenção?
Nesta palestra iremos responder estas e outras perguntas sobre tratamento e armazenamento de dados. Vamos colocar o "dedo na ferida" e apresentar uma nova escola de pensamento e algumas ferramentas que suportam esta nova realidade.
Tags: Anti-patterns, Arquitetura, Database, noSQL, newSQL

Alexandre Porcelli

Gleicon Moraes

15:20

Palestra 4

Think Decoupled! (SOA)

Felipe Oliveira

16:25 Coffee
16:55 Lightning Talks

Confira aqui a programação de Lightning Talks e Open Spaces!

18:00

Palestra 5

Título: Matriz de habilidades de um arquiteto de TI
Descrição: O que é arquitetura de TI? Que habilidades um arquiteto de TI deve colecionar ao longo de sua carreira? Que ferramentas e disciplinas são importantes conhecer? Nessa sessão veremos algumas considerações sobre o assunto, assim como guias e disciplinas que existem no mercado e podem ajudar o arquiteto na execução de seu dia-a-dia.tepa

Waldemir Cambiucci

19:05 Término do Dia 1
Dia 2

(sábado, 04 de junho de 2011)

Horário Atividade
08:30 Credenciamento
09:30

Palestra 6

Título: Separando os contextos de consulta e comando: uma nova perspectiva
Tags: CQS, CQRS, DDD, DbC, DDDD
Descrição: Quem sabe alguma coisa costuma desenvolver em camadas, separar responsabilidades, normalizar o banco de dados, usar um ORM, entre outras práticas conhecidas e defendidas por boa parte da comunidade. Mas, por algum motivo, tais práticas, que deveriam estar tornando nosso trabalho mais simples, acabaram por torná-lo mais complexo. Nessa palestra veremos como a separação dos contextos de escrita (transacional) e leitura (consultas) podem deixar a arquitetura de uma aplicação cooperativa muito mais limpa, fácil de entender, escalável e robusta. Tudo isso, sem deixar pra trás um bom modelo rico de domínio.

Giovanni Bassi

10:35

Palestra 7

Título: Identificando e implementando cenários para caches de dados distribuídos
Descrição: O objetivo desta apresentação é mostrar conceitos de caches distribuídos e compara-los com caches locais. Também iremos identificar cenários locais e da nuvem indicados para utilização de caches de dados distribuídos. Apresentaremos padrões de projeto de implementação de caches. E ainda: É possível criar um banco de dados sem persistência dos dados em disco? Descubra nessa sessão.

Osvaldo Daibert

11:40

Palestra 8

Título: Arquitetura e Nuvem – o que muda?
Descrição: A Computação em Nuvem apresenta novas capacidades e novos desafios para a arquitetura de um software. Por sua vez, desenhar aplicações para Nuvem requer a compreensão e mestria destas capacidades. Esta apresentação irá explorar alguns destes desafios e uso das capacidades tendo o Azure como pano de fundo.

Otavio Pecego

12:45 Almoço
14:15 Lightning Talks

Confira aqui a programação de Lightning Talks e Open Spaces!

15:20 Open Spaces

Confira aqui a programação de Lightning Talks e Open Spaces!

16:25 Coffee
16:55

Palestra 9

Título:Ruby não é só Rails – as diversas opções que muitos não conhecem
Descrição: Ruby on Rails com certeza é a estrela que elevou Ruby ao patamar de linguagem praticamente obrigatória a todo programador moderno. Porém muitos esquecem que Rails não é a única forma de desenvolver aplicações Web e muitas vezes nem é a melhor opção. O Ecossistema Ruby evolui a passos largos, todos os novos frameworks Web em Ruby adotaram o padrão Rack, que facilita a interoperabilidade entre frameworks Ruby. Além disso muitos estão olhando para o mundo da alta concorrência com novas tecnologias como Node.JS, mas o mundo Ruby tem opções robustas e testadas em produção como EventMachine. Enfim, vamos tentar aumentar o leque de soluções web com Ruby, além do Rails, traçando um paralelo com a plataforma .NET.

Fábio Akita

18:00 Keynote de encerramento

Giovanni Bassi

18:40 Encerramento

4 ideias sobre “Programação

  1. Pingback: Dot Net Architects Day 2011 « Amethisty Report

  2. Pingback: Dot Net Architects Day 2011 « Amethisty Report

  3. Pingback: .NET Architects Day 2011 | Prodis a.k.a. Fernando Hamasaki de Amorim

  4. Pingback: Você conhece o .Net Architects Days ? | Sistemas de Engenharia | Uma visão descomplicada sobre Sistemas e Engenharia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>